ORIGEM DO NOME DO MUNICÍPIO DE QUIPAPÁ

ORIGEM DO NOME DO MUNICÍPIO DE QUIPAPÁ

A origem do nome Quipapá, tem uma longa história que começa antes de ter-se notícia dessa região. Tudo aconteceu quando um dia, em algum engenho pernambucano, um negro sentiu a escravidão na qual seu povo tinha sido submetido, e achou que deveria lutar pela liberdade dele. Esse negro Chamou-se “Zumbi”, e incentivando os demais escravos, fez com que fugissem com ele.

Zumbi organizou um acampamento numa região denominada de Palmares, por possuir grandes vegetação de palmeiras. Esse acampamento foi chamado de macacos e tornou-se a capital do Quilombo dos Palmares.

Vendo o grande problema que estava acontecendo no interior do estado, o governador de Pernambuco, na época Pedro de Almeida, ordenou que fosse invadida e destruída a cidade dos macacos.

Zumbi consegui fugir para as montanhas que separa Pernambuco de Alagoas. Depois de longa caminhada, Zumbi descansa no cume da serra. Pela sua vegetação rasteira e espinhosa, onde predominava o espinho “QUIPÁ”, Zumbi batizou a serra de “QUIPÁ-QUIPÁ”.

Ao avistar uma região tão parecida como a sua África Natal, Zumbi resolveu estabelecer-se naquela terra ainda desconhecida de seus inimigos brancos. A região foi chamada algum tempo depois de “SERRA DOS QUIPAPÁS” (plural de Quipapá). Um novo reino foi ali edificado, tendo Zumbi no comando.

Ao tomar conhecimento do que ocorria, os senhores de engenho foram ao Governador comunicar a resistência dos negros. Iniciou-se o cerco. Os negros foram derrotados e caíram no poder do Capitão Mor, Bernardo Vieira de Melo.

sexta-feira, 8 de abril de 2011

MENSAGEM PARA REFLETIR SOBRE O TEMPO


O tempo passou e eu mudei..."Mudei porque amadureci,
mudei porque passei, por tantas experiências,
que consegui aprender, com meus próprios erros.
Mudei porque me decepcionei, com amigos e pessoas.
Mudei porque me decepcionei, com amores.
Mudei porque conheci pessoas, tão especiais,

que fui capaz, de me inspirar nelas para me tornar uma,

pessoa diferente, talvez uma pessoa melhor.
O tempo passou, eu mudei, e nem tudo, e nem todos me, 
acompanharam, mas valeu a pena!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário